Ícone do site REDH-BRASIL

‘Quem tem fome tem pressa’: idosa amiga de Betinho foi a criadora do slogan da Ação da Cidadania, que completa 30 anos

Campanhas regulares e emergenciais seguem a todo vapor na ONG, que este ano se organizou para levar ajuda humanitária aos ianomâmis

Por Carmélio Dias — Rio de Janeiro
28/02/2023 04h30

Dona Terezinha Mendes da Silva, de 96 anos, foi a primeira parceira de Betinho na Ação da Cidadania Gabriel de Paiva

Os olhos de Terezinha Mendes da Silva, de 95 anos, brilham quando ela começa a falar sobre o velho amigo Herbert de Souza, o Betinho. Primeira parceira do sociólogo na luta contra a fome, Terezinha até hoje comanda um dos cerca de três mil comitês da ONG Ação da Cidadania espalhados pelo país — pelo menos 300 deles ficam no Estado do Rio. Sua importância na história da obra construída por Betinho pode ser resumida em um episódio: saiu dos lábios dela a icônica frase que acompanha três décadas de campanha contra a fome.

— Betinho era uma pessoa fantástica, lembro do dia em que a gente se conheceu. Meu primo trabalhava no escritório do Henfil (cartunista, irmão de Betinho) e eu estava lá quando ele chegou. A gente se identificou logo — conta. — Ele disse que queria organizar a Ação da Cidadania, e a gente conversou bastante. Ele me explicou qual era o projeto, e eu disse que estava dentro. No final, ele disse: “Então tá bom, amanhã a senhora volta”. Eu respondi: “Amanhã já morreu; quem tem fome tem pressa”.

No comitê fundado por ela, no bairro Ponto Chic, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, bem perto de onde ela mora, há uma biblioteca com mais de seis mil livros doados, uma cooperativa de costureiras e estrutura para catadores de materiais recicláveis da região.

— Eu tive dois professores para me ensinar a ser quem eu fui e quem eu sou: minha mãe primeiro e, depois, o Betinho. Andei muito com ele por aí, fizemos muitas coisas juntos e eu aprendi bastante com ele — reconhece a mineira Terezinha, que encontrou no Rio o sentido de uma vida dedicada à solidariedade.

Continue a leitura no site do O Globo: https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2023/02/quem-tem-fome-tem-pressa-idosa-amiga-de-betinho-foi-a-criadora-do-slogan-da-acao-da-cidadania-que-completa-30-anos.ghtml

Sair da versão mobile