Por Nelson Lima Neto* – 12/06/2022 07:30**

A Ação da Cidadania, ONG fundada por Herbert de Souza, o Betinho (1935-1997), prepara para esse mês, um grande chamamento à sociedade no combate à fome no Brasil, após a divulgação dos dados alarmantes de 33 milhões de pessoas que não têm o que comer. Diversas empresas, agências de publicidade e organizações já confirmaram a adesão ao movimento, que será lançado na semana do Encontro Nacional Contra a Fome, que a entidade promove, a partir do dia 20, na sua sede no Rio de Janeiro.
Os números divulgados essa semana, em parceria com a Ação da Cidadania, remetem ao ano de 1993, quando o sociólogo convidou o país inteiro a assumir um papel ativo na luta pelo direito à alimentação. Na época, mais de 30 milhões de brasileiros, entre artistas, pessoas influentes, empresários, ativistas e a sociedade civil, uniram-se para tirar outros 32 milhões da fome.
Infelizmente, o país retornou a essa mesma realidade. Ou seja, andamos 30 anos para trás. Mas Betinho, que deixou o legado a seu modo com um “Agora é com vocês”, ensinou um caminho para superar o assombro das panelas vazias, para que ninguém deixe a fome passar sem novidade e espanto.
Eu apoio.
*NELSON LIMA NETO – Jornalista, é formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Passou pelas redações do Lance!, Fox Sports e está, desde 2013, na Infoglobo. Assinou a Coluna do Servidor Público, no Jornal Extra, entre 2016 e 2019.
**Fonte: Texto originalmente publicado no Blog do Ancelmo.
Link direto: https://blogs.oglobo.globo.com/ancelmo/post/betinho-e-um-pais-que-andou-30-anos-para-tras-acao-da-cidadania-lanca-campanha-contra-fome.html