Notas sobre pesquisa Vox Populi

Pesquisa Vox Populi evidência o caráter centrista dos governos petistas. Durante seu exercício, quando subia a popularidade de Lula e Dilma, se elevou expressivamente a parcela de eleitores que autonomeou como sem ideologia, enquanto caiu significativamente a parcela dos que se autodefiniram como de esquerda.

Como diz Marx, a prova da verdade está na práxis.

Esses mesmos eleitores sem ideologia se tornaram presa fácil da reação da direita em 2016 e apoiaram o golpe de Estado. A ofensiva neofascista de Jair Bolsonaro elevou de forma importante o índice de eleitores que se autodefinem como de direita a partir de 2018.

Esses fatos evidenciam seguinte: ou fazemos uma ofensiva ideológica consistente nesse país ou seremos sempre surpreendidos pelos acontecimentos. O único antídoto possível contra golpes de Estado é a consciência política do povo brasileiro. Pretender ancorar o destino da democracia brasileira em nossa burguesia dependente, de origem colonial, e seus aliados internacionais, como quer a ciência social institucionalista e liberal é um ato de irresponsabilidade política.

Um esquerda submissa e bem comportada pode governar o país em momentos de crise orgânica das classes dominantes e até melhorar a situação do país por algum tempo, se encontrar uma conjuntura favorável, mas jamais enfrentará nossos problemas estruturais ou oferecerá um horizonte de futuridade ao nosso povo.

Carlos Eduardo Martins

Deixe uma resposta