Ícone do site REDH-BRASIL

A vitória de Andrés Manuel López Obrador

Por Jandira Feghali

A vitória de Andrés Manuel López Abrador, com 53,4% dos votos dos mexicanos, renovou o ânimo de todos que lutam por uma América Latina altiva, soberana, livre de interferências externas de qualquer grande potência.

Os primeiros anúncios apontam que a frente que o elegeu  – “Juntos Faremos História” – será digna de seu nome  A partir de 1º de dezembro o novo governo terá início e metade do gabinete será composto por mulheres. Um passo importante para qualquer governo que se pretenda democrático e comprometido com as políticas de igualdade.

López Obrador terá enormes desafios, com destaque para a necessidade de responder ao anseio dos votos conquistados e também o enfrentamento às políticas de Donald Trump em relação ao México.  Com maioria na Câmara e no Senado, temos a imensa expectativa de um governo avançado, que gere forte referência para os outros paises qhe hoje lutam para retomar o comando autonomo e democrático de seu desenvolvimento, de garantia de direitos do povo, e da democracia.

 

Jandira Feghali

Dep Federal PCdoB

Membro da Rede de intelectuais, artistas e Movimentos sociais em defesa da Humanidade- Capítulo Brasil

Sair da versão mobile